domingo, 14 de novembro de 2010

Onde estão as ciclovias?



Atualmente, os carros tomam conta cada vez mais das ruas em todas as cidades do Brasil, o aumento do poder aquisitivo da população, o crescimento da classe média, e as facilidades de financiamentos de um automóvel, estão colaborando para que as ruas e avenidas de todas as cidades brasileiras ganhem cada vez mais veículos. Macapá não fica atrás, a frota da cidade está próximo de 80 mil carros, o que para uma cidade próxima de 400 mil habitantes significa que de cada 4 moradores aproximadamente 1  já possui pelo menos um automóvel, mas se observar-mos  isso ainda é muito pouco se comparado com outras capitais da própria Região Norte: Boa Vista 270 mil habitantes, 100 mil carros. Rio Branco 305 mil habitantes, 100 mil também a Jovem Palmas, por exemplo, que tem apenas 20 anos de existência e surgiu literalmente do nada, possui 190 mil habitantes e 95 mil carros, quase 1 para cada 2 habitantes.

Av. Teotônio Segurado- Palmas-TO "Muita rua pra pouco carro"
 Porém nenhuma dessas cidades foi planejada para absorver tantos veículos (Com exceção de Palmas, que foi planejada para 2 milhões de habitantes e 1 milhão de veículos), em Macapá nos já vemos os primeiros problemas de trânsito em alguns momentos do dia em determinadas ruas. Apesar de a cidade ter largas vias ela não foi planejada com grandes vias expressas de interligação para escoar um grande número de veículos. Acho que quem pensou Macapá certamente acreditava que ela nunca fosse crescer. Um grave problema de trânsito é a ligação Zona Norte- Centro, feito por apenas uma ponte, ou melhor, uma grande lombada, que ameaça desabar a qualquer momento, congestionamentos e trânsito lento são freqüentes por lá.

Claro que para quem tem carro, só vê vantagens: praticidade, liberdade e rapidez são algumas delas, porém existem situações em que o carro não é tão necessário como por exemplo para ir até a farmácia da outra esquina, ou quando você está no centro da cidade e precisa resolver alguns problemas em prédios próximos e se você não quer ter o trabalho de pegar o carro novamente, “dar o balão” e procurar uma vaga para estacionar  a bicicleta seria uma boa opção. Para estudantes ou trabalhadores que não tem carro e não querem enfrentar o caótico transporte coletivo e ainda se exercitarem enquanto chegam á escola ou ao trabalho a bicicleta é ótima, ótima também para o lazer nos fins de semana. Tudo muito bem, tudo muito bom, mas ai vem à pergunta que não quer calar: Onde estão as ciclovias?
Ciclovia modelo

Onde estão eu também não sei assim como você, mas posso dizer onde poderiam estar. Macapá tem vias largas como bem já disse, cidades com ruas bem mais estreitas já conseguiram implantar dezenas de quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, vias cicláveis ou faixas especiais com também podem ser chamadas, se elas conseguiram por que Macapá também não pode? 

Ciclofaixa
O trânsito da cidade precisa ser modificado para receber essas ciclovias, isso não é nem tão caro nem tão difícil, basta vontade política dos governantes, educação dos motoristas para respeitas as ciclofaixas e também dos ciclistas para andar nelas. Projetos assim já estão sendo implementados em várias outras capitais e em muitos outros países, em algum deles mais da metade da população só anda de bicicleta por que enxergaram as vantagens como: Gasto com combustível é zero, poluição também é zero e você ainda se exercita enquanto de locomove. 

Outra alternativa nem tão cara nem tão difícil de ser implantada é o aluguel de bicicleta, como é feito em diversos países da Europa e também em algumas cidades do Brasil, funciona assim: você aluga uma bicicleta por  3 horas em um posto de bicicleta a um preço bem camarada de R$ 2 a  R$ 4 , as bicicletas são rastreadas com sensores para impedir furtos e uma trava de segurança, caso passe do horário a bicicleta é bloqueada e um alarme toca, você resolve tudo o que tem para resolver e entrega a bicicleta em qualquer posto, assim que terminar.
Posto de Aluguel de bicicleta em londres, postos assim já estão em vários países

Nas cidades onde as ciclovias e os alugueis de bicicleta foram implantados, aqui mesmo no Brasil , ouve uma despencada nos números de acidentes de trânsito em até 50%, uma vez que os ciclistas passaram a ter seu próprio espaço, e nas cidades onde os alugueis de bicicletas foram implantados ouve uma significativa redução dos congestionamentos nos horários de pico.

Um comentário:

  1. muito interessante esse post Harife, só acredito que seria dificil implantar, tanto pela infra-estrutura da cidade, onde vemos que algumas ruas nao seriam adequadas, quanto pela vontade dos governantes, e acredito que nao daria pelo fato de a cidade ter sido planejada de forma, digamos errada ! pois observamos, que nem calçada uniforme a cidade possui, calçadas adaptadas à cadeirantes e tudo mais. e as que estão tentanto construir, vemos os trabalhadores com dificuldade, agora imagina implantar uma ciclovia . e observamos também que o governo nao coloca pessoas que possuem conhecimento, Engenheiros de Tráfego, para planejaram a organização do trânsito de Macapá, exemplo disso, a Ponte Sérgio Arruda que voce sitou, ponte nao, "LOMBADA", aquilo é obra de um engenheiro civil, e nao de tráfego. Deveriamos ter engenheiros voltados às suas especificidades, que saibam trabalhar, e planejar. Porém, falta principalmente interesse por parte dos governantes , afinal, sao os detentores de dinheiro que seria investido nas obras! Mas com certeza, ciclovias, facilitariam a vida de muita gente no Estado . um beijo :} parabéns pelo post :}

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